Apresentação

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Dons espirituais: Espirito Santo, Satanás?

É fato que existem dons em pessoas espalhadas pelo mundo, gente que nem sequer possui uma fé. Não diria que os dons do Espirito Santo se manifestem em pessoas em pecado grave ou não batizadas, mas ainda restam pessoas no mundo com habilidades fora do comum, porém não é destes que quero tratar, mas sim daqueles inseridos no contexto católico. 

Em meio a  estranhos fenômenos em religiões  de espíritos, em cultos evangélicos, na umbanda e até manifestações sobrenaturais em religiões orientais, depara-se com uma confusão eminente. Há de se querer considerar verdadeiros fenômenos como paranormais, onde há charlatanismo e oportunismo ou colocar os milagres ou curas em pé de igualdade, com potencial de forte credibilidade.  Dentro da Igreja Catolica há muitas manifestações sobrenaturais em reuniões de grupos da Renovação Carismática, crê-se orar em linguas e no batismo do Espirito Santo. Digo isso com certo afastamento, pois não se pode dizer que todos estes dons são verdadeiros, mas também não estou dizendo que nunca o possam ser. Isto não ocorre somente no movimento da RCC, mas entre supostas aparições marianas ou até mesmo em contexto em que não há ambiente propício. Jesus fala que em sua Igreja existem muitos dons que foram distribuidos de maneira diversificada dentre os membros de sua Igreja, entre religiosos e leigos. E quando eles existem, ocorrem de maneira extraordinária, pois o Espírito Santo não confunde ou envia mensagens difusas ou incompletas. Eis a questão. Ja me deparei com pessoas que acreditam ter algum dom, mas ao invés de trazerem certezas aos nossos corações, só geram insegurança, um tal de "Jesus está me dizendo isso, aquilo", como se estivessem recebendo algo, mas incompreendido pela pessoa ou ainda metade do que dizem tem alguma coisa a ver e a outra deixa a duvida no ar. E os desavisados e ingênuos como eu mesma ja fui, acabam tentando encaixar alguma coisa em suas vidas.  Sendo assim, como discernir? 

Um jeito de se defender de supostos dons, de reconhecer realmente um milagre de cura, ou de uma revelação, é ficar atento a qualquer contradição, porém sem julgar a pessoa, se a mesma demonstra ser digna de carregar tal dom, pois o Espirito Santo pode dar, mas pode tirar o dom conforme as atitudes da pessoa. Ouvi falar de muitos videntes que perderam seus carismas. Observem os videntes  atuais aí presentes pelo mundo, como andará suas vidas de testemunho, pois é preciso ser luz para o mundo.

Introduzi esta reflexão para atestá-la com o caso real que conta o Padre Gabrielle Amorth, exorcista da diocese de Roma, "Um Exorcista conta-nos" em que ele revela o ponto onde quero chegar. Se o dom não vem de Deus, como se manifesta? Segue o trecho completo:

"Também Satanás dá poderes àqueles que lhe são devotos. Por vezes acontece que, como é um autêntico mentiroso, os destinatários destes poderes não compreendem imediatamente a sua proveniência, ou não querem compreender, tão felizes que ficam por receber estes dons gratuitos. Pode acontecer que uma pessoa tenha o dom da clarividência; outras vezes, basta que lhes ponham à frente uma folha de papel branco  uma caneta na mão, para redigirem espontaneamente paginas e paginas de mensagens; outras ainda, têm a impressão de se desdobrar e que uma parte do seu pode penetrar em casas e ambientes mesmo longínquos; é muito comum que algumas pessoas ouçam <<uma voz>> que, por vezes, sugere oração e muitas outras coisas.
       Poderia continuar esta lista. Qual é a fonte destes dons particulares? Trata-se de carismas do Espírito Santo? São presentes de origem diabólica? Ou trata-se, muito simplesmente, de fenômenos metafísicos? A verdade só pode ser estabelecida depois de um estudo ou de um discernimento efetuado por pessoas competentes. Quando S. Paulo estava em Tiatira, aconteceu ser perseguido por uma escrava que tinha o dom de adivinhar e que, com este dom, dava muito lucro aos seus patrões. Mas era um dom de origem diabólica, que desapareceu logo que S. Paulo expulsou dela o espírito maligno (At 16, 16-18).
       A titulo de exemplo, examinemos alguns extratos dum testemunho assinado por Erasmo di Bari e publicado no Rinnovamento dello Spirito Santo, em setembro de 1987 ( as observações que figuram entre parêntesis são colocadas por nós):

        Fiz, há vários anos, a experiência do jogo do copo, sem saber que se tratava d uma forma de espiritismo. As mensagens tinham uma linguagem de paz e de fraternidade (repare-se como o demônio se sabe dissimular sob a aparência de bem). Algum tempo depois, recebi poderes estranhos, exatamente em Lourdes (este detalhe também é digno de interesse: não existe lugar, por mais sagrado que seja, onde os demônios não se possam introduzir).
        Eu possuia essa faculdade que a parapsicologia define como extrassensorial, isto é: clarividênca, leitura do pensamento, diagnóstico clínico, leitura do coração e da vida das pessoas vivas ou mortas, assim como outros poderes. Alguns meses mais tarde, apareceu-me outra faculdade: a de suprimir a dor física pela imposição das mãos, aliviando ou suprimindo o estado de sofrimento. Seria aquilo a que chamam a pranoterapia?
         Graças a todos estes poderes, eu podia comunicar facilmente com toda a gente, depois destes encontros, as pessoas ficavam chocadas com o que eu dizia, e ficavam profundamente perturbadas porque eu as condenava pelos pecados que tinham cometido, uma vez que eu via o mais profundo da sua alma. Entretanto, ao ler a Palavra de Deus, dei-me conta de que a minha vida não tinha mudado absolutamente nada. Eu continuava a ser irascível, suscetível às ofensas, lento em perdoar, fácil nos ressentimentos. Tinha medo de carregar a minha cruz, medo do desconhecido que o futuro e a morte representam.
          Depois de longas peregrinações e de múltiplos tormentos, Jesus guiou-me até o Renovamento. Encontrei lá alguns irmãos que fizeram oração por mim e, então, compreendi que o que me acontecia não era de origem divina, mas fruto do Maligno. Posso testemunhar que vi o poder de Jesus. Reconheci isso e confessei os meus pecados cometidos no passado, arrependi-me, renunciei a toda a prática oculta. Esse poderes desapareceram e Deus perdoou-me; por isso, eu quero dar-lhe graças."

Contudo, ainda gostaria de fazer algumas considerações finais. O caso acima não era de uma pessoa devota a satanás, embora o padre Gabrielle tenha feito esta alusão no inicio da reflexão de que os seguidores satânicos possuem dons, mas que eles existem em ambientes católicos. No caso do espiritismo, está abarrotado, é inspirado única e exclusivamente por demônios em pele de cordeiro, como o famoso Chico Xavier.Não é rixa entre crenças movida por imaturidades, mas constatação comprovada por alguns ex-espiritas e pelos exorcistas. O exorcista Frei Benigno recebeu um caso de possessão no qual teve inicio por meio de sessões espíritas. Se as pessoas não saem por aí endemoniadas após uma visita a sessão espirita, receberam passe ou fizeram cirurgia espiritual, no mínimo, passam a ser inspiradas mais fielmente, a partir do momento que abrem uma janela!

   A saber também que todos os dons mencionados pelo autor do depoimento podem ocorrer por fonte Divina, sem duvida existem em nossa Igreja, mas é preciso estarmos atentos para também não ser. Posso citar o Padre Pio como sendo um caso legítimo de chagas nas mãos e seu dom de ver o coração e conhecer os pecados das pessoas, como Jesus fazia. Muitas pessoas iam se confessar com o Padre Pio e omitiam ou não reconheciam um pecado e ele ia lá e mencionava, reconhecia facilmente os não arrependidos. É um dom especial e raro, só ouvi falar de mais dois sacerdotes que possuem esse dom de ver a verdade do coração, que seria um padre falecido, o Padre Bach, e um sacerdote da Catedral de Brasília, mas desconheço seu nome.

Muito cuidado..muito cuidado..



Nenhum comentário:

Postar um comentário